quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

SOLUÇÃO ECOLÓGICA PARA DIMINUIR O AQUECIMENTO GLOBAL




Abstract -  Apresentamos neste trabalho uma sugestão ecológica e tecnicamente correta para se minimizar o chamado efeito estufa com possibilidade real de se controlar o clima do planeta exterminando radicalmente os furacões, tornados, enchentes, nevascas, ondas de calor, etc...se não bastasse todas essas vantagens ainda teremos como corolários uma produção não poluidora de enorme quantidade de energia elétrica, e mais ainda um aumento significativo na produção da pesca oceânica bem como a produção de água doce suficiente para a irrigação de grandes áreas desérticas, tudo isso com a implementação de uma tecnologia que já existe a mais de um século!


OS FATORES QUE DETERMINAM O CLIMA DA TERRA

Como é sabido há muito tempo, os principais fatores que influenciam o clima do planeta Terra são:
a- A irradiação solar.
b- A inclinação do eixo da Terra em relação à eclíptica.
c- A rotação da Terra em torno do seu eixo.
d- A reflexão da irradiação solar de volta ao espaço cósmico.
e- As correntes oceânicas frias e quentes de superfície e submarinas.
f- O relevo continental e submarino.
g- A ação humana.
h- A atividade solar.
i- As mares lunares.
j- Os ciclos biológicos de respiração e fotossíntese da fauna e flora.
k- A temperatura superficial dos oceanos.
l- O vulcanismo
m- A irradiação do calor do interior da Terra.
n-Outros fatores.

De todos esses fatores acima relacionados é evidente que os poucos que estão ao alcance da intervenção humana são os itens (d) (g) (j) (k).,todos os outros estão além das nossas possibilidades tecnológicas.atuais.
As propostas apresentadas para solucionar o problema do aquecimento global podem ser separadas em duas categorias:

1. Idéias baseadas no seqüestro do carbono
Como exemplos, teríamos o reflorestamento, a produção de algas nos oceanos, a substituição dos combustíveis fósseis, etc...
 Estas soluções, apesar de teoricamente corretas, são soluções de longo prazo e na prática parecem inviáveis, o reflorestamento e a substituição dos combustíveis porque são contrários aos interesses imediatos.do sistema financeiro, e, no caso da produção de algas, teríamos ainda a preocupação relacionada com o equilíbrio ecológico.

2. Soluções de natureza termodinâmica
Por exemplo, as sugestões que se relacionam com o aumento da reflexão dos raios solares, como a colocação de milhares de espelhos em órbita ou a pulverização de enxofre na estratosfera. Estas soluções também são inviáveis e, no caso da pulverização do enxofre, teríamos um verdadeiro crime ambiental com a produção de chuva ácida.
Estas soluções termodinâmicas são sintomáticas porque na realidade elas não resolvem o problema em suas causas.
A nossa proposta para abaixar a temperatura média da atmosfera e conseqüentemente.controlar o clima.é do tipo termodinâmico, logo não é uma solução de fato, e teria de ser complementada a longo prazo com o reflorestamento e a diminuição de emissão de carbono. A idéia é muito simples.


Refrigeração dos mares tropicais

As correntes oceânicas quentes determinam a fortemente o clima, porque são responsáveis pela formação de grandes superfícies de água aquecida que por sua vez aquecem a atmosfera terrestre que se encontra acima dessas regiões, formam-se assim as chamadas correntes atmosféricas de convecção, formando os ventos alísios. Estes ventos, por sua vez, são os principais responsáveis pela formação dos desertos. Além disso, as correntes quentes são as responsáveis pela formação de tufões e furacões e indiretamente são também a causa dos tornados. Isso ocorre quando uma grande superfície do oceano fica aquecida a temperaturas acima de 28 Celsius. O que pouca gente sabe é que a poucas centenas de metros abaixo da superfície as águas oceânicas são extremamente frias (aproximadamente de 6 Celsius a 1.000 metros de profundidade).
Então para resfriar estas águas superficiais muito aquecidas, o que devemos fazer é apenas bombear uma grande quantidade dessa água gelada e despejá-la por cima das correntes quentes!
Parece fácil, mas como o volume de água nas correntes oceânicas é enorme (da ordem de dezenas de milhões de metros cúbicos por segundo), seriam necessárias centenas ou milhares de plataformas marítimas de bombeamento, estrategicamente situadas, para se conseguir abaixar de uns poucos graus Celsius a temperatura superficial dos oceanos, mas teoricamente isso é possível. A tecnologia necessária para tal empreendimento existe há mais de um século, é conhecida como OTEC ( Ocean Thermal Energy Conversion ), tratasse de um sistema extremamente simples que utiliza justamente a diferença de temperatura entre a superfície do oceano e as águas profundas para a geração de energia elétrica, a disponibilidade dessa forma energética nos oceanos é de cerca de 40 bilhões de megawatts, ou seja essa quantidade de energia é suficiente para abastecer ,todo o mundo e ainda sobra!, esta tecnologia possui um rendimento de mais de 90% e é totalmente ecológica, outro ponto interessante é que esta fonte energética esta disponível em grande quantidade justamente nas regiões mais favoráveis à instalação do sistema ( as regiões tropicais ).
O custo elevado da implementação desse sistema ( algumas centenas de bilhões de dólares ) seria compensado em médio prazo com o fim dos desastres ambientais, e a produção de energia limpa, teríamos também um maior rendimento na agricultura e com o clima mais ameno as regiões desérticas diminuiriam de tamanho ( porque os ventos alísios enfraqueceriam ).

         Por que essa proposta é ecologicamente correta?

Enquanto que a temperatura média na superfície é de 17 Celsius, a temperatura média dos oceanos é de aproximadamente 3,5 C, isso significa que a maior parte dos oceanos se encontra a temperaturas abaixo de 3,5 C, na verdade uma grande parte dele se encontra a cerca de 2,5 C, ( 94% das águas são geladas ) ou seja, ao resfriarmos as águas da superfície ( devido ao bombeamento e mistura ), teremos um aumento de temperatura das águas geladas de poucos décimos de grau., e isso com certeza não produzira nenhum problema ambiental.
 Devemos nos lembrar também que segundo a oceanografia a temperatura média dos oceanos nos últimos 10 milhões de anos nunca esteve tão baixa (provavelmente devido às ultimas glaciações ).

Críticas e dúvidas

1. O calor produzido pelas estações de bombeamento não seria prejudicial para o meio ambiente?
Não, porque o sistema OTEC não gera calor, ao contrário ele retira calor do oceano para a ,produção de energia, então a superfície oceânica ficaria mais fria por 2 motivos, com a mistura de águas e pelo próprio funcionamento do sistema.


2. Quem pagaria essa conta?
Com certeza seria quem tem o dinheiro (Estados Unidos, FMI, ONU, China, Japão, etc.) e o interesse em resolver o problema. As companhias de seguro poderiam ajudar já que elas se beneficiariam diretamente.

4. Como seria construída essa super maquina?
Poderia ser construída de várias maneiras, mas basicamente seria um alinhamento de centenas de plataformas marítimas ( uma a cada kilometro ?), devidamente localizadas e ancoradas, com turbinas de bombeamento, dessas que se utilizam em usinas hidrelétricas. Poderiam ser utilizados também navios construídos para essa finalidade ou adaptados. A sucção das águas geladas seria feita por tubos de vários metros de diâmetro e com aproximadamente 1.000 metros de profundidade.

5. Esse procedimento de captação de águas profundas não poderia arrastar o lodo submarino causando um impacto ambiental?
Não, porque os depósitos de matéria orgânica se encontram a mais de 4.000 metros de profundidade e a proposta é de se utilizar as águas que se encontram a 1.000 metros. O sistema poderia também ser utilizado para efetuar essa dispersão de nutrientes, mas isso teria de ser feito com critério e monitoramento. A possibilidade de se aumentar a produção de plancton e de peixes é muito interessante e não deve ser descartada..

6. Esse procedimento não poderá interferir no sistema das chamadas correntes termohalinas?
Isso teria de ser monitorado, mas acredito que não, porque a quantidade de água utilizada seria insignificante em comparação com a do oceano. .

7 Essa idéia é original e está patenteada?
Acredito que a idéia ainda não tenha sido apresentada, pois, se tivesse, com certeza já estaria sendo discutida. Ela está registrada em cartório apenas para garantir o meu crédito como inventor e aqui a estou colocando em domínio publico. Essa questão é de interesse de toda a humanidade e também de todos os seres vivos do planeta. Seria antiético querer vender essa idéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário